HOME FEEDBACK

Qual é o peso da Rússia na importação de diesel pelo Brasil? A importação pode virar novo alvo de Trump? Entenda

Setor de combustíveis no Brasil enfrenta incertezas após tarifas americanas à Índia, enquanto diesel russo representa 18% do consumo nacional. Especialistas alertam para a necessidade de diversificação de fornecedores e riscos de desabastecimento.

Estados Unidos impõem tarifa de 25% aos produtos da Índia, em retaliação à compra de petróleo russo, gerando incertezas no setor de combustíveis no Brasil. O diesel russo responde por cerca de 18% do consumo nacional de diesel.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam que o consumo médio de diesel no Brasil é de 185 milhões de litros/dia, com 33,3 milhões de litros vindos da Rússia. A Petrobras não consegue atender toda a demanda e necessita importar cerca de 30% do combustível consumido no país.

A Rússia liderou as importações de diesel para o Brasil, com 61% em volume, conforme a Abicom. Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, observa que a taxação pode impactar a importação de diesel russo, que foi estimulada por preços menores devido à guerra na Ucrânia.

A Índia importa aproximadamente 1,75 milhão de barris de petróleo russo por dia, quase 40% do seu consumo. No Fórum Brasil-Índia, Prates enfatiza a necessidade de colaboração entre os países para enfrentar pressões externas.

O presidente da Abicom, Sérgio Araújo, aponta que parar as importações da Rússia exigiria buscar novos fornecedores, possivelmente aumentando o custo. O preços do diesel russo varia de 10% a 20% mais baixos que concorrentes.

Executivos do setor questionam se a Petrobras irá assumir o papel de importadora. A empresa atualmente comercializa diesel a preços abaixo da paridade internacional, dificultando a entrada de diesel mais caro.

Prates alerta para o risco de falta de combustível no Brasil, caso as importações sejam restringidas. Ele sugere que o governo deve diversificar seus fornecedores e reforçar a produção interna de combustíveis.

O aumento na mistura de biodiesel, embora tenha sido projetado para reduzir as importações, resultou em maior dependência de produtos importados devido a custos mais altos.

O clima geopolítico se intensifica com a possibilidade de que outros países, como o Brasil, também sejam afetados pelas tarifas de Trump, que observa severamente a compra de petróleo russo.

Leia mais em o-globo