Qual é o significado da Páscoa? Conheça história e tradições pelo mundo
A Páscoa, celebração da ressurreição de Jesus, carrega também influências da festividade judaica Pessach e de rituais pagãos. A tradição de decorar ovos e o uso de chocolates destacam a evolução dos costumes ao longo dos séculos.
A Páscoa é a principal celebração cristã, representando a ressurreição de Jesus Cristo e sua missão de salvar a humanidade. Influenciada pela Pessach, celebração judaica da libertação do povo hebreu do Egito, a Páscoa cristã tem um foco diferente: a crucificação, morte e ressurreição de Jesus.
Uma tradição comum é a encenação da Paixão de Cristo. Além disso, a celebração incorporou costumes pagãos da primavera, como a homenagem à deusa Ostara, que simbolizava fertilidade e renascimento.
Os ovos decorados, tradição antiga da festa dedicada a Ostara, evoluíram para os ovos de chocolate modernos, populares no Brasil. O coelho é outro símbolo da Páscoa, representando renascimento.
No século 13, já se presenteava com ovos de galinha decorados. O chocolate chegou à Grã-Bretanha no século 17, inicialmente como uma bebida de status. Em 1847, a Fry’s (agora Cadbury) lançou as primeiras barras de chocolate sólidas e, em 1973, os primeiros ovos de Páscoa de chocolate.
Embora esses ovos tenham se popularizado, por muito tempo eram um símbolo de status. Isso mudou nos anos 1970, quando se tornaram mais acessíveis. O Brasil detém um recorde com o maior ovo de Páscoa do mundo, na cidade de Pomerode.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações do Estadão Conteúdo