Qual o motivo da morte do Papa Francisco? Veja o que se sabe
O Vaticano confirma a morte do Papa Francisco, que enfrentava sérios problemas de saúde. Cerimônias fúnebres estão programadas para começar ainda hoje, com o pontífice sendo sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos.
A causa da morte não foi oficialmente divulgada pelo Vaticano, apenas ressaltada a trajetória do pontífice pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell. Francisco faleceu em seu apartamento na Casa Santa Marta.
Segundo o Corriere della Sera, a causa pode ter sido um acidente vascular cerebral, aguardando confirmação na próxima comunicação da Santa Sé.
Nos últimos meses, Francisco apresentou deterioração de saúde, sentindo complicações de pneumonia bilateral e passando 38 dias no hospital. O médico responsável, Sergio Alfieri, mencionou crises que levaram a discussões sobre intervenções clínicas.
A Igreja Católica inicia agora um período de Sé Vacante, preparando cerimônias fúnebres e convocando um conclave para escolher um novo líder. 138 cardeais com menos de 80 anos participam da eleição, incluindo sete brasileiros.
O Papa faleceu às 2h35 (horário de Brasília) e 7h35 (horário local).
As cerimônias fúnebres começam nesta segunda-feira, com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma, não na Basílica de São Pedro, como de costume. A última vez que isso aconteceu foi em 1903.