Quando o 13º dos aposentados será pago? O que se sabe sobre o adiantamento prometido pelo governo
Governo avalia antecipar pagamento do 13º salário do INSS em 2025. Decisão ainda depende de formalização por decreto e deve ocorrer nos próximos dias.
Governo federal avalia antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas para 2025, conforme o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
A decisão ainda precisa ser formalizada com um decreto presidencial e deve ser definida nos próximos dias.
A antecipação segue modelos dos anos anteriores:
- 2024: pagamento entre abril e maio;
- 2023: pagamento entre maio e junho.
Ceron afirmou: “Está em avaliação [a antecipação do 13º do INSS]. Discussões giram em torno das janelas de abril e maio ou maio e junho.”
Em fevereiro, o INSS pagou R$ 82,2 bilhões a mais de 40 milhões de beneficiários. Cerca de 70% dos aposentados e pensionistas, ou 28,5 milhões de pessoas, receberam um salário-mínimo.
A medida é uma estratégia para estimular a economia, mas o governo não comentou sobre o impacto fiscal ou compensações no orçamento.
Beneficiários do 13º: aposentados, pensionistas, auxílio por incapacidade, auxílio-acidente e auxílio-reclusão pagos pela Previdência Social. Em 2024, foram 33 milhões de pessoas.
O pagamento deve ocorrer entre abril e maio ou maio e junho em 2025. Em 2024, 33,7 milhões de beneficiários receberam em duas parcelas, em abril e maio. O pagamento geralmente ocorre no segundo semestre, em agosto e novembro.