Quando será o julgamento do Bolsonaro? Veja datas previstas
Jair Bolsonaro e outros sete réus enfrentam acusações graves na tentativa de golpe de Estado, com o julgamento marcado para setembro. A Procuradoria-Geral da República pede a condenação do ex-presidente por cinco crimes, que podem resultar em até 43 anos de prisão.
Julgamento de Jair Bolsonaro está agendado para setembro no Supremo Tribunal Federal (STF), com as cinco terças-feiras do mês reservadas para o julgamento do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado.
Bolsonaro é um dos oito réus destacados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que alega que eles tiveram papéis de comando na trama golpista. Entre os outros réus estão ex-ministros e militares de alta patente.
- Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil)
- Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional)
- Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência)
- Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
- Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
- Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
- Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência)
A PGR pediu a condenação de Bolsonaro por cinco crimes, que podem resultar em até 43 anos de prisão. O ex-presidente é acusado de ser o principal articulador da tentativa de ruptura do Estado Democrático de Direito.
O julgamento está na fase de alegações finais. Mauro Cid, como delator, teve prioridade e apresentou seu documento à Corte no dia 29 de julho.
A Primeira Turma do STF é composta por cinco magistrados, incluindo o relator Alexandre de Moraes. Bolsonaro, sob prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares, foi visto em vídeo recentemente, resultando em mais ações contra ele.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert