HOME FEEDBACK

Quanto mais estável a economia, maior a chance do juro do consignado privado ser menos de 2%, diz Haddad

Ministro da Fazenda promete taxa de juros abaixo de 3% no empréstimo consignado para trabalhadores celetistas. Novo sistema visa desburocratizar e aumentar a popularidade do governo Lula.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a taxa de juros do empréstimo consignado para trabalhadores celetistas será menor que 3% ao mês. Atualmente, a taxa varia entre 5% a 6%.

Haddad destacou a importância da concorrência entre os bancos para a redução dessa taxa. Ele observou que, quanto mais estável for a economia e o emprego, maior será a chance de alinhar as taxas de juros dos trabalhadores celetistas às dos servidores públicos e aposentados, que são inferiores a 2% ao mês.

O novo consignado privado entrou em vigor nesta sexta-feira, como parte das medidas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para recuperar popularidade. A linha foi remodelada com um sistema centralizado, visando desburocratizar o processo de empréstimo.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que até as 18h, foram simulados 15.098.810 pedidos do novo empréstimo consignado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Foram feitas 1.584.436 solicitações aos bancos e 1.494 contratos foram fechados.

Leia mais em valoreconomico