Que horas Trump vai anunciar as novas tarifas? Veja detalhes do 'Dia da Libertação'
Trump anuncia tarifas recíprocas para combater dificuldades comerciais, gerando temores de inflação e recessão. O discurso sobre o "tarifaço" será transmitido ao vivo e busca corrigir desequilíbrios no comércio internacional.
'Tarifaço' de Donald Trump entra em vigor nesta quarta-feira, 01.
O anúncio sobre tarifas recíprocas será feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no dia 2 de abril, a partir das 17h, horário de Brasília. O g1 transmitirá o discurso ao vivo.
Em fevereiro, Trump anunciou tarifas, mas não especificou alíquotas. Recentemente, mencionou que todas as nações estarão incluídas, mas pode haver acordos para tarifas mais suaves.
Essas taxas são chamadas de "Dia da Libertação" e visam libertar os EUA de produtos estrangeiros. Representam uma das promessas de campanha de Trump, mas geram preocupações sobre aumento da inflação e possíveis recessões, além de conflitos comerciais.
O que são as tarifas recíprocas?
Tarifas recíprocas são um guia de reciprocidade para países que impõem restrições ao comércio com os EUA. O foco está em nações onde os EUA têm díficit na balança comercial.
O "Plano Justo e Recíproco" busca corrigir desequilíbrios comerciais e garantir justiça no comércio internacional.
Exemplo: a tarifa de etanol dos EUA é de 2,5%, enquanto o Brasil impõe 18%. Em 2024, os EUA importaram US$ 200 milhões em etanol do Brasil, mas exportaram apenas US$ 52 milhões.
Trump alertou que países do BRICS podem enfrentar taxas de no mínimo 100% se tentarem "brincar com o dólar".