Queda de serviços prestados às famílias pode estar relacionada à alta do preço de alimentos, diz IBGE
A inflação de alimentos e o aumento da taxa de juros impactam negativamente o consumo de serviços pelas famílias. O setor registrou uma queda de 2,4% em janeiro, com destaque para restaurantes e buffets.
Queda no volume de serviços prestados às famílias em janeiro é atribuída principalmente à alta de preços dos alimentos e ao aumento da taxa de juros.
Rodrigo Lobo, do IBGE, destacou que a queda foi de 2,4% em comparação a dezembro. Essa foi a segunda maior influência negativa no setor de serviços, que teve uma queda geral de -0,2%, com o setor de transportes registrando -1,8%.
Lobo observou que as atividades de restaurantes e buffets foram as mais impactadas, possivelmente devido aos preços altos dos alimentos e ao custo da educação, que normalmente aumenta no início do ano letivo.
Além disso, mencionou a expectativa de redução nos preços da energia elétrica em fevereiro, após um alívio em janeiro devido ao bônus de Itaipu.
Ele explicou que a inflação nos alimentos eleva os gastos essenciais das famílias, diminuindo a renda disponível para outros serviços. O aumento da taxa de juros também pode influenciar essa redução, mas seu impacto é mais difícil de quantificar.
A base de comparação elevada de 7% de ganho acumulado entre maio e dezembro de 2022 também pode explicar a queda. “A redução de 2,4% em janeiro representa a devolução de parte desse ganho, mas não elimina completamente os avanços anteriores,” finalizou Lobo.