HOME FEEDBACK

Queda do IOF é sintoma de governo que não entendeu como faz política tributária, diz Duquesa de Tax

Governo enfrenta derrota ao ter decreto sobre IOF derrubado pelo Legislativo em apenas 33 dias. Especialistas apontam para falhas na comunicação e na articulação política como principais causas do insucesso.

Após um mês de incertezas, a novela sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) chega ao fim com uma derrota significativa para o governo.

A derrubada do decreto que alterava as regras do IOF revelou a falha na comunicação e na articulação política.

A decisão do Legislativo ocorreu em apenas 33 dias, evidenciando a fragilidade da base governamental. Maria Carolina Gontijo, colunista do Estadão, destacou que essa é a primeira vez desde a década de 90 que um decreto presidencial é derrubado por Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

Ela criticou a defesa do governo de que se tratava apenas de uma “correção técnica” e afirmou que a criatividade tributária está se tornando previsível e insustentável.

Gontijo alertou sobre o descrédito político e a repetição de erros, afirmando que o governo não compreende como fazer política tributária em um ambiente democrático.

O programa Não vou passar raiva sozinha fala sobre esses temas toda quinta-feira, às 9h30. Os vídeos inéditos são lançados nas segundas-feiras e podem ser encontrados no Spotify e Apple Podcasts.

Leia mais em estadao