HOME FEEDBACK

Queda do mercado de ações dos EUA levanta o fantasma da crise das pontocom

A inteligência artificial gera entusiasmo semelhante ao da bolha das pontocom, mas com diferenças cruciais em relação às empresas envolvidas. Investidores enfrentam incertezas enquanto o mercado observa uma queda nas ações de gigantes tecnológicos, despertando memórias de crises passadas.

Nova tecnologia e suas consequências:

Uma nova tecnologia encanta investidores, levando a uma alta no mercado de ações. Contudo, os preços das ações se tornam exorbitantes e a bolha estoura, causando enormes perdas, como ocorreu com a bolha das pontocom há 25 anos.

No dia 24 de março de 2000, o S&P 500 atingiu um recorde que só seria alcançado novamente em 2007, e logo após, o Nasdaq 100 fez o mesmo, mas levou 15 anos para alcançar outro pico. A bolha das pontocom, iniciada com a Netscape em 1995, resultou em um crescimento de 718% do Nasdaq 100 até 2000, mas, até 2002, mais de 80% desse valor desapareceu.

Hoje, a inteligência artificial (IA) gera preocupação semelhante. O S&P 500 subiu 72% desde outubro de 2022, mas agora enfrenta uma queda, refletindo a história do passado.

Segundo Vinod Khosla, a transição de medo para ganância pode levar a avaliações indiscriminadas. Embora o boom atual da IA seja impressionante, Steve Case observa que as empresas hoje são mais lucrativas e estáveis em comparação com as iniciativas das pontocom.

As grandes empresas de tecnologia como Nvidia, Alphabet (Google), Apple, Meta, Microsoft e Amazon estão a frente neste novo boom, investindo pesado em IA. Em 2023, estimativas indicam que devem gastar US$ 300 bilhões em desenvolvimento de IA.

Entretanto, a comparação com o passado é complicada. Durante a bolha das pontocom, muitas das empresas eram não lucrativas, enquanto hoje as gigantes de tecnologia têm uma base financeira sólida e fluxo de caixa positivo.

Apesar das diferenças, Jim Grant alerta que muitos gigantes de hoje foram impulsionados pela tecnologia da internet, que inicialmente teve um desempenho fraco. Assim, a experiência da bolha das pontocom ainda ressoa, pois a verdadeira inovação em tecnologia muitas vezes surge de empresas pequenas.

O risco para os investidores reside na possibilidade de que o domínio em IA ainda não esteja garantido. Um recente incidente com o chatbot DeepSeek resultou em uma queda de US$ 589 bilhões nas ações da Nvidia, relembrando a fragilidade do mercado.

Vinod Khosla finaliza que a IA representa uma das mudanças tecnológicas mais significativas que se viu, destacando a necessidade de adaptação constante por parte das empresas para se manterem competitivas.

Leia mais em o-globo