HOME FEEDBACK

Quem é Carla Zambelli: da ascensão bolsonarista à prisão na Itália

Carla Zambelli foi presa em Roma após semanas foragida, em decorrência de uma condenação no Brasil por crimes graves. A Justiça italiana agora decide sobre a extradição da ex-deputada, que poderá cumprir pena em regime fechado.

Carla Zambelli, ex-deputada federal por SP e figura conhecida do bolsonarismo, foi presa em Roma na terça-feira (29), após semanas foragida da Justiça brasileira.

A prisão ocorreu devido a um pedido de extradição do governo brasileiro, com ajuda de autoridades italianas que localizaram Zambelli por meio de um deputado ambientalista local.

Ela ganhou notoriedade em 2011, fundando o grupo “Nas Ruas” e se destacou nas manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff. Em 2018, foi eleita deputada federal na onda conservadora que levou Bolsonaro à presidência.

Zambelli teve uma trajetória marcada por conflitos internos no PSL e confrontos com figuras como o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro. Em 2022, seu comportamento controverso a levou a ser condenada por desinformação eleitoral e inelegibilidade por oito anos.

No mesmo ano, foi sentenciada a 10 anos e 8 meses de prisão por falsidade ideológica e invasão de sistema, após contratação do hacker Walter Delgatti Neto para forjar mandados de prisão. Fugiu do Brasil clandestinamente, passando pelos EUA antes de chegar à Europa.

Unindo-se à direita italiana, seu projeto de candidatura foi abandonado após repercussões negativas. A prisão em Roma levanta questões sobre sua extradição, que pode resultar em um impasse diplomático entre Brasil e Itália. Se extraditada, iniciará pena em regime fechado.

Leia mais em infomoney