Quem é Félix Mendonça Júnior, deputado investigado por desvio de emendas
Deputado federal é alvo de investigações por supostos desvios de emendas parlamentares e fraudes em contratos. A operação da Polícia Federal levou ao afastamento de prefeitos e revela ligações políticas suspeitas.
Deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) é investigado na Operação Overclean pela Polícia Federal, por desvio de emendas parlamentares. A quarta fase da operação, iniciada nesta sexta-feira (27), resultou no afastamento de três prefeitos baianos aliados ao parlamentar.
Embora não tenha sofrido busca e apreensão, Mendonça Júnior é formalmente investigado como parte de um dos núcleos principais do esquema, que envolve fraude em licitações, superfaturamento de contratos e repasse indevido de recursos públicos, ocorridos entre 2021 e 2024.
Deputado desde 2007, ele ocupa seu quarto mandato e é membro ativo em diversas comissões da Câmara. Também é secretário de Relações Internacionais e preside grupos bilaterais, como Brasil/Romênia e Brasil/Chile.
De acordo com o portal Metrópoles, a PF investiga o uso de uma aeronave do empresário Alex Parente, suposto operador do esquema, que transportou Mendonça e outros deputados. Em uma apreensão, foram encontrados R$ 1,5 milhão em Brasília.
A PF investiga crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. O caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde janeiro, devido ao foro privilegiado dos parlamentares envolvidos.