Quem é Gustavo Gayer, que sugeriu “trisal” entre Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre
Deputado Gustavo Gayer provoca controvérsias com declarações machistas e sugere "trisal" em resposta a Lula. Reações de Alcolumbre e do PT incluem ameaças de processo e pedido de cassação no Conselho de Ética.
Deputado federal Gustavo Gayer (PL) se envolveu em polêmica ao criticar declaração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais.
Lula a elogiou como uma "mulher bonita", levando Gayer a compará-lo a um "cafetão" e sugerir um "trisal" entre Gleisi, seu namorado Lindbergh Farias, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A polêmica provocou reações:
- Davi Alcolumbre anunciou que processará Gayer e apresentará representação no Conselho de Ética.
- Humberto Costa, presidente do PT, pedirá a cassação do deputado no Conselho de Ética.
Alcolumbre afirmou que imunidade parlamentar não justifica agressões verbais.
Gayer se defendeu, afirmando ser o "único parlamentar de direita" a apoiar Gleisi e denunciou a hipocrisia da esquerda.
Historicamente, Gayer é conhecido por declarações preconceituosas. Em maio de 2024, comparou nordestinos a galinhas. Em setembro de 2023, afirmou que democracias na África fracassam devido à "capacidade cognitiva" dos habitantes.
Atualmente, Gayer é investigado pela Polícia Federal (PF) por suposto desvio de dinheiro público, usando recursos da cota parlamentar para negócios pessoais. Além disso, é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por ofensas a senadores.