HOME FEEDBACK

Quem é Júnior Mano, alvo de operação da PF que foi expulso do PL por apoiar petista

Deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF que investiga fraudes em licitações e desvio de verbas públicas. A ação resultou no bloqueio de R$ 54,6 milhões e envolve acusações de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

O deputado federal Júnior Mano, do PSB, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) realizada em 8 de novembro. A ação investiga o desvio de verbas públicas por meio de fraudes em licitações e contratos administrativos.

A operação, chamada Operação Underhand, cumpriu 15 mandados de busca e apreensão no DF, Fortaleza e em outras quatro cidades do Ceará, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os investigadores suspeitam que o grupo direcionava recursos públicos a municípios cearenses em troca de contrapartidas financeiras ilícitas e influenciava licitações por meio de empresas ligadas ao esquema.

Como parte da operação, a Justiça bloqueou R$ 54,6 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e captação ilícita de sufrágio.

Histórico político

Júnior Mano foi expulso do PL em 2023 por apoiar o candidato do PT, Evandro Leitão, na eleição para a prefeitura de Fortaleza. Após a expulsão, se filiou ao PSB e se tornou confiável para o senador Cid Gomes (PSB-CE).

Cid Gomes apoia candidatura de Mano ao Senado

Em evento recente, Cid Gomes declarou que, se o PSB participar de uma chapa em 2026, Júnior Mano será o indicado ao Senado.

Leia mais em exame