HOME FEEDBACK

Quem é Mahmoud Khalil, estudante da Universidade de Columbia que Trump quer deportar apesar de ter green card

Mahmoud Khalil, ativista e estudante da Universidade de Columbia, foi detido por agentes de imigração sob a nova política de deportação do governo Trump, que visa punir simpatizantes do Hamas. Sua prisão gerou protestos e críticas de grupos de direitos humanos e da comunidade universitária, considerando-a uma repressão ao ativismo político.

Mahmoud Khalil, aluno da Universidade de Columbia, enfrenta deportação após protestos contra a guerra em Gaza. Ele se tornou a primeira vítima da nova política do presidente Donald Trump, que visa deportar estudantes considerados "simpatizantes de terroristas".

Khalil foi detido por agentes do ICE quando voltava de um jantar do Ramadã e foi informando que seu visto havia sido revogado. Sua deportação foi temporariamente interrompida por um juiz federal, que realizará uma audiência emergencial.

O estudante é casado com uma cidadã americana e espera um filho. Sua detenção gerou **indignação** entre grupos de direitos humanos e a comunidade acadêmica, sendo considerado um "prisioneiro político" por alguns.

Protestos se intensificaram, com cerca de mil pessoas pedindo sua libertação. Donna Lieberman, da União das Liberdades Civis, denunciou ações de retaliação. Especialistas em direito apontam que a detenção sem acusações configura uma medida **extraordinária** e **incerta**.

A Universidade de Columbia foi epicentro de protestos estudantis, e, em reação, o governo Trump cortou US$ 400 milhões em subsídios federais à universidade, afirmando que ela não combateu o antissemitismo.

O caso de Khalil é visto como uma tentativa de silenciar a expressão política e ativa a preocupação de especialistas sobre a **perseguição** ao ativismo estudantil.

Leia mais em bbc