Quem é Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo afastado em operação da PF que apura corrupção
Prefeito é alvo de investigação por corrupção enquanto passado político e eleitoral é questionado. A operação da Polícia Federal levanta graves suspeitas sobre a administração de Marcelo Lima em São Bernardo do Campo.
Prefeito de São Bernardo do Campo afastado
O prefeito Marcelo Lima (Podemos) foi afastado em operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção na administração da cidade.
Marcelo Lima é ex-vereador (2009-2016) e ex-vice-prefeito. Foi deputado federal em 2023 e vice de Orlando Morando (atual secretário de Segurança Pública de São Paulo) entre 2017 e 2022.
Seus históricos de candidaturas incluem:
- 2014: Candidato a deputado estadual pelo PPS (não eleito)
- 2018: Candidato a deputado federal pelo PSD (não eleito)
- 2022: Eleito para a Câmara dos Deputados pelo Solidariedade, cassado em novembro de 2023 por infidelidade partidária
No pleito de 2024, venceu a disputa pela prefeitura com 55,7% dos votos válidos, após rivalizar com Flávia Morando, sobrinha de Orlando Morando.
A Polícia Federal apura suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro, iniciando investigações em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões na posse de um servidor público.
Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador financeiro de propinas, está foragido e atua como assessor parlamentar desde 2022.