Quem é Márcia Lopes? Conheça perfil da nova ministra das Mulheres
Márcia Lopes assume novo cargo com ampla experiência na assistência social e compromisso com os direitos das mulheres. Sua nomeação integra a reformulação ministerial do governo Lula, buscando fortalecer políticas públicas para este segmento.
Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, foi anunciada como nova ministra das Mulheres nesta segunda-feira, 5, no lugar de Cida Gonçalves.
Aos 67 anos, Márcia é graduada em Serviço Social pela UEL e filiada ao PT desde 1982. Ela também tem uma extensa carreira como professora universitária.
A trajetória política de Márcia começou em Londrina, onde foi secretária de Assistência Social de 1993 a 1996. Ela ocupou ainda cargos como conselheira municipal e estadual de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em 2000, Márcia foi eleita vereadora pelo PT, mas não se reelegeu. Em 2012, tentou a prefeitura de Londrina, ficando em terceiro lugar.
No âmbito federal, ela atuou como:
- Secretária nacional de Assistência Social (2004)
- Secretária executiva (2005-2007)
- Ministra (2010)
Márcia é especialista em questões da Criança e Adolescente e possui mestrado pela PUC-SP. Ela também foi Conselheira Nacional de Assistência Social e atuou como presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do BID.
Ainda em 2022, foi anunciada por Geraldo Alckmin para coordenar a assistência social durante o governo de transição. Márcia é irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no governo Dilma Rousseff.