Quem é Mark Carney, que vai substituir Justin Trudeau como próximo premiê do Canadá
Mark Carney é eleito o novo líder do Partido Liberal e assumirá o cargo de primeiro-ministro do Canadá. Com uma renomada carreira no setor financeiro, ele busca reverter a queda nas politações do partido após a saída de Justin Trudeau.
Mark Carney, ex-presidente dos bancos centrais da Inglaterra e do Canadá, será o próximo primeiro-ministro do Canadá. Ele foi eleito com uma votação esmagadora pelo Partido Liberal, sucedendo Justin Trudeau, que renunciou em 6 de janeiro.
Carney, de 59 anos, nasceu em Fort Smith em 16 de março de 1965 e foi criado em Edmonton, Alberta.
Ele dirigiu o Banco do Canadá (2008-2013) e o Banco da Inglaterra (2013-2020). Após a crise financeira de 2008, Carney se tornou o primeiro não britânico a dirigir o Banco da Inglaterra.
Em 2020, começou a atuar como enviado especial da ONU para ações climáticas e finanças. Antes disso, trabalhou 13 anos na Goldman Sachs e foi vice-governador do Banco do Canadá.
Ele possui formação em economia pela Universidade de Harvard e mestrado e doutorado pela Universidade de Oxford. Além disso, jogou hóquei no gelo como goleiro reserva em Harvard.
Carney possui cidadanias canadense, britânica e irlandesa, mas planeja manter apenas a canadense. É casado com Diana, do Reino Unido, e tem quatro filhas.
Recentemente, suas chances de permanecer como primeiro-ministro melhoraram. Pesquisa de janeiro indicou que o Partido Liberal subiu para 34%, enquanto os conservadores estão com 37%.