Quem é o delegado que comanda a Interpol, que incluiu Zambelli em lista de procurados
Valdecy Urquiza, primeiro brasileiro a assumir a liderança da Interpol, anteriormente atuou em cargos-chave na Polícia Federal. A inclusão de Carla Zambelli na lista de difusão vermelha destaca a colaboração da nova gestão na luta contra o crime internacional.
Delegado Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito secretário-geral da Interpol em novembro de 2022, em Glasgow (Escócia). Ele é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar este cargo em 100 anos.
O secretário-geral é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Urquiza já foi diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e vice-presidente da Interpol para as Américas (2021-2024). Sua candidatura foi lançada pelo Brasil em setembro de 2023.
No dia 5 de outubro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, permitindo sua prisão fora do Brasil. O alerta foi emitido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que também decretou a prisão preventiva de Zambelli.
Urquiza tem uma vasta experiência: já chefiou a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal e foi diretor-assistente na sede da Interpol em Lyon, França. Ele também liderou diversos departamentos na Polícia Federal do Brasil.
Formado em Direito, com pós-graduações em Administração Pública e Direito Ambiental, Urquiza é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, nos EUA.
A eleição de Urquiza foi considerada um reflexo da prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional e um reconhecimento da competência da Polícia Federal no enfrentamento à criminalidade.