Quem é o discreto ricaço que vai substituir Buffett no comando da Berkshire?
Greg Abel é indicado para se tornar o novo CEO da Berkshire Hathaway, sucedendo Warren Buffett após sua aposentadoria. Com um portfólio diversificado e foco em aquisições, Abel deve manter a filosofia de investimento da empresa enquanto remodela os cargos de liderança.
Greg Abel, de 62 anos, é o escolhido por Warren Buffett como potencial novo CEO da Berkshire Hathaway. Buffett, de 94 anos, anunciou sua aposentadoria e recomendou Abel ao conselho no último sábado.
A proposta de Abel será discutida na reunião do conselho marcada para domingo. Segundo Buffett, é um momento esperado e planejado, já que Abel será o primeiro novo CEO desde que Buffett assumiu o cargo em 1970.
Abel lidera um conglomerado com mais de 390 mil funcionários e tem uma reserva de caixa de US$ 347,7 bilhões. Ele declarou que a filosofia de investimento da Berkshire permanecerá sob sua liderança.
Em 2021, Charlie Munger mencionou que Abel preservaria a cultura da Berkshire, e desde 2018, ele supervisiona os negócios não relacionados a seguros, incluindo a ferrovia BNSF e a Dairy Queen.
A promoção reflete a nova estratégia de Buffett de investir em empresas de energia, como concessionárias e gasodutos. Abel é um dos gestores mais habilidosos da empresa e transformou a Berkshire Hathaway Energy em uma das maiores do portfólio de Buffett.
Embora Abel evitar os holofotes, seu novo papel exigirá mais visibilidade. Ele e Ajit Jain faziam parte da equipe de vice-presidentes e participaram de algumas reuniões com acionistas.
Diferente de Buffett, que sempre foi ativo na mídia e nas reuniões da Berkshire, Abel tem uma abordagem mais reservada. Buffett sempre enfatizou a importância da criação de riqueza de longo prazo e o otimismo em relação ao futuro dos negócios nos EUA.