Quem é Robert Prevost, o novo papa Leão 14?
Robert Prevost é o primeiro papa americano da história e se compromete a seguir os passos do Papa Francisco. Famoso por seu trabalho com comunidades marginalizadas, ele irá liderar a Igreja Católica em um momento de grandes desafios.
Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito o 267º papa e será conhecido como Leão 14. Ele é o primeiro americano a ocupar o cargo, embora considerado um cardeal latino-americano devido ao tempo que passou no Peru.
Nascido em Chicago em 1955, Prevost foi ordenado sacerdote em 1982 e se mudou para o Peru três anos depois. Ele é lembrado por seu trabalho com comunidades marginalizadas.
Em suas primeiras palavras, Leão 14 expressou carinho pelo antecessor, Papa Francisco, e enfatizou a necessidade de união: "Unidos e de mãos dadas com Deus, avancemos juntos".
Ele é membro da Ordem Agostiniana e foi nomeado Bispo de Chiclayo por Francisco. Prevost é conhecido por seu papel como prefeito do Dicastério para os Bispos e é visto como um defensor das reformas de Francisco.
Apesar de seu passado na Igreja, sua diocese negou qualquer envolvimento em escândalos de abuso sexual. Durante o conclave, Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, destacou a necessidade de um papa com "um espírito profético".