Quem é Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, preso em São Paulo
Empresário é preso em operação contra esquema de propina envolvendo créditos tributários. Investigação revela que grupo criminoso favorecia empresas em troca de vantagens financeiras desde 2021.
Prisão de Empresário: Aparecido Sidney de Oliveira, 71 anos, fundador da rede de farmácias Ultrafarma, foi preso temporariamente em 12/08.
Operação Ícaro: A prisão ocorreu durante a Operação Ícaro, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), com apoio da Polícia Militar.
Esquema de Propina: A operação busca desarticular um esquema de cobrança de propina relacionado a créditos tributários. Um grupo criminoso favorecia empresas do varejo em troca de vantagens indevidas.
- Aparecido Sidney de Oliveira
- Um empresário
- Um fiscal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP
Crimes: Os investigados podem ser acusados de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Investigações: O esquema, em operação desde 2021, envolvia um fiscal que manipulava processos para facilitar a quitação de créditos, recebendo propina de ao menos R$ 1 bilhão.
Mandados de Busca: A operação incluiu prisões e busca em endereços residenciais e sedes das empresas investigadas. A defesa dos acusados ainda não se manifestou.
Sobre Sidney Oliveira: Nascido em Nova Olímpia, Paraná, ele começou a trabalhar em farmácias aos 9 anos. Fundou a Ultrafarma em 2000, se destacou na venda de medicamentos genéricos e também teve uma TV própria.
Atividades Atuais: Oliveira é o garoto-propaganda da Ultrafarma, que atualmente atende quatro milhões de clientes e oferece 15 mil produtos.
Oliveira reside em Santa Isabel, SP, onde está localizado um centro de distribuição da Ultrafarma.