HOME FEEDBACK

Quem é Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência de Lula

Wolney Queiroz Maciel assume o ministério em meio a investigações sobre fraudes em aposentadorias. Ele chega ao cargo com ampla experiência política e apoio da base governista.

Wolney Queiroz Maciel, de 52 anos, foi empossado como ministro da Previdência Social pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta 6ª feira (2.mai.2025), após a saída de Carlos Lupi.

Filiado ao PDT desde 1992, Queiroz é também o presidente estadual do partido em Pernambuco. Ele iniciou sua carreira política como vereador em Caruaru e foi deputado federal por 6 mandatos consecutivos, atuando como vice-líder do partido na Câmara.

Em 2022, Queiroz apoiou a greve dos funcionários do INSS, criticando o governo de Jair Bolsonaro e o rompimento da saúde financeira do órgão. Durante sua trajetória, presidiu comissões importantes, como Educação e Cultura, e defendeu direitos do consumidor.

Operação Sem Desconto da PF, iniciada em 23 de abril, investiga denúncias de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. A operação resultou em 211 mandados de busca e apreensão e 6 prisões temporárias em 13 estados.

A CGU apurou problemas com entidades que realizavam descontos nos benefícios, constatando que 70% das entidades não entregaram documentação adequada ao INSS. A pesquisa revelou que muitos aposentados não autorizaram esses descontos.

Dentre os afastados, está o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Leia mais em poder360