HOME FEEDBACK

‘Quem negocia é o governo federal’, afirma chanceler de Lula após intenção de Tarcísio de articular fim do tarifaço de Trump

Ministro reafirma que a responsabilidade pela negociação com os EUA sobre as tarifas é do governo federal. Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo, já iniciou conversas, mas o diálogo oficial permanece com o chanceler.

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que cabe ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva negociar o fim da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump, que começam em agosto.

Vieira comentou sobre a iniciativa do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, de se reunir com o governo Trump. Tarcísio já se encontrou duas vezes com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil.

Ainda segundo o chanceler, o diálogo entre os países não foi interrompido desde março, quando foram aplicadas tarifas de 25% sobre aço e alumínio. As negociações buscam uma solução para a nova sobretaxa.

Vieira destacou que já houve oito reuniões entre as equipes técnicas e que tanto ele quanto Geraldo Alckmin têm mantido contato com os principais negociadores dos EUA.

Trump, em carta a Lula, citou motivos políticos, afirmando que a sobretaxa é resultado de uma “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e mencionou o déficit comercial dos EUA com o Brasil.

Vieira contestou os argumentos, apontando que o Brasil tem um déficit de US$ 410 bilhões com os EUA nos últimos 15 anos e reafirmou o desejo de evitar confrontações e guerras comerciais.

A repórter viajou a convite da Embaixada da Irlanda.

Leia mais em o-globo