Quem são os líderes europeus que vão acompanhar Zelensky na reunião com Trump
Líderes europeus se unem a Zelensky em encontro com Trump para discutir a paz na Ucrânia. A presença deles visa garantir apoio e evitar pressão sobre acordos que concedam territórios à Rússia.
Emmanuel Macron (França), Friedrich Merz (Alemanha), Mark Rutte (OTAN) e Ursula von der Leyen (Comissão Europeia) acompanharão o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, em encontro com Donald Trump na Casa Branca, nesta segunda-feira (18).
A presença dos líderes europeus visa demonstração de apoio à Ucrânia e evitar pressões sobre Zelensky para aceitar um acordo de paz com a Rússia, proposto por Trump.
Von der Leyen anunciou no X que participará da reunião a pedido de Zelensky. A visita conjunta reforça a intenção dos líderes europeus de influenciar a proposta de paz de Trump, após a cúpula com Vladimir Putin, da qual Zelensky não participou.
Trump apoiou o plano da Rússia que inclui a cessão de territórios ucranianos, como Donetsk e Luhansk. Isso gerou forte rejeição de Kiev e líderes europeus, que acreditam que negociar sem o cessar-fogo favoreceria a Rússia, que já controla grande parte das regiões mencionadas.
Apesar disso, Trump insistiu que Zelensky "faça um acordo", afirmando que a Rússia é uma potência maior. As reações na Europa foram negativas, sendo reafirmado que a pressão econômica contra a Rússia continuará enquanto a guerra persistir.
Zelensky, excluído da cúpula no Alasca, abordará “todos os detalhes sobre o fim da guerra” com Trump em Washington.
Com informações do Estadão Conteúdo