HOME FEEDBACK

Quem são os ministros do STF que vão julgar se Bolsonaro vai virar réu por tentativa de golpe

Procuradoria mantém denúncias e marca julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe após eleições de 2022. O ex-presidente e seus aliados enfrentam a possibilidade de se tornarem réus na Primeira Turma do STF.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manteve as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O julgamento está marcado para 25 de março pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com possível formação de réus.

A Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, julgará o recebimento da denúncia. A turma inclui Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Mudanças no regimento interno da Corte determinam que esse colegiado cuida de ações penais. Nenhum dos ministros da Primeira Turma foi indicado por Bolsonaro.

Criticado por sua atuação, Alexandre de Moraes tem concentrado poder em inquéritos sobre fake news, o que gerou ações legais, inclusive nos Estados Unidos, contra suas ordens de suspensão de perfis nas redes sociais.

Estudos indicam que Moraes é um juiz conservador, mas não alinhado a Bolsonaro. Já Cristiano Zanin foi indicado por Lula e lidará com o andamento do processo.

Flávio Dino, último nomeado por Lula, é considerado parte da “coalizão progressista” no STF. Ele tem tido papel ativo nas decisões sobre emendas parlamentares.

Luiz Fux se aposentará em abril de 2028, enquanto Cármen Lúcia, única mulher da Corte, terá a presidência do TSE até as próximas eleições. Ambas são consideradas centristas por estudos.

Leia mais em estadao