Quem será o próximo papa? Conclave decide futuro da Igreja Católica a partir de quarta-feira
133 cardeais se reúnem para escolher o novo papa em um conclave histórico. A expectativa é por um líder que una a Igreja e enfrente desafios contemporâneos.
Futuro da Igreja Católica: A partir de quarta-feira (7), os 133 cardeais irão escolher o sucessor do papa Francisco em um conclave sem favoritos claros.
O novo pontífice não deve ser um revolucionário como o argentino Jorge Bergoglio, que focou em reformas e nas periferias do mundo. Os cardeais, com menos de 80 anos, permanecerão isolados na Capela Sistina, sem contato com o exterior, até a decisão.
Na Praça de São Pedro, muitas pessoas aguardam ansiosas a fumaça que sinaliza o resultado: preta para nova votação e branca para “Habemus papam”.
Valeria Sereni, uma italiana, espera um papa que defenda direitos humanos e o meio ambiente. O padre canadense Justin Pulikunnel deseja um líder que una a Igreja após anos de desestabilização.
O Vaticano está organizando a votação, que acontece desde a Idade Média, com quatro votações diárias. As cédulas queimadas revelam o resultado. Acredita-se que a votação pode durar de dois a três dias.
Entre os possíveis candidatos estão Pietro Parolin, Pierbattista Pizzaballa, Mario Grech, Jean-Marc Aveline e Luis Antonio Tagle. O cardeal sueco Anders Arborelius sugere que o novo papa possa vir da África ou Ásia.
Este conclave será o mais internacional da história, com representantes de 70 países. Reuniões a portas fechadas abordaram temas como pedofilia, crise nas vocações e papel das mulheres, desafios que o próximo papa enfrentará.
Contudo, o cardeal Timothy Dolan destaca que “ninguém está em campanha”, reforçando um ambiente de diálogo.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira