Quem vai substituir Eduardo Bolsonaro na licença? Veja perfil do suplente
Eduardo Bolsonaro se licencia da Câmara e se muda para os EUA, alegando perseguição. Suplente Missionário José Olímpio deverá assumir seu cargo caso o afastamento ultrapasse 120 dias.
Eduardo Bolsonaro se licencia da Câmara e vai para os EUA
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou, em vídeo, que se licenciou do cargo na Câmara dos Deputados e se mudará para os Estados Unidos.
A decisão foi motivada por uma alegada perseguição que ele e seu pai, Jair Bolsonaro, estariam sofrendo no Brasil.
Os deputados podem solicitar licença por até 120 dias por sessão legislativa. Se o afastamento ultrapassar esse período, um suplente será convocado.
A Câmara ainda não confirmou o pedido de licença de Eduardo. O primeiro suplente do PL em São Paulo, Adilson Barroso, já ocupa outra vaga. Assim, o segundo suplente, Missionário José Olímpio, deve assumir.
Na eleição de 2022, José Olímpio recebeu 61 mil votos. Ele é vinculado à Igreja Mundial do Poder de Deus e é defensor dos "valores cristãos e familiares".
Eduardo também mencionou em sua gravação a possibilidade de prisão por parte do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele afirmou que permanecerá nos EUA para "lutar" pela anistia aos presos pela tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
Eduardo Bolsonaro prometeu retornar ao Brasil apenas quando Moraes for punido por abuso de autoridade.