Quem vai suceder Jerome Powell na presidência do Fed, o BC americano? Surge um favorito
Christopher Waller é considerado um forte concorrente para assumir a presidência do Fed, enquanto o presidente Trump avalia opções para substituir Jerome Powell. A habilidade de Waller em adotar políticas monetárias baseadas em previsões destaca seu destaque na disputa.
Christopher Waller, diretor do Federal Reserve, é um dos principais candidatos para a presidência do banco central dos EUA, conforme assessores do presidente Donald Trump buscam um substituto para Jerome Powell.
Fontes indicam que os assessores de Trump estão impressionados com a disposição de Waller para adotar uma política monetária baseada em previsões. Ele se reuniu com a equipe de Trump, mas ainda não se encontrou diretamente com o presidente.
Outros candidatos incluem Kevin Warsh, ex-funcionário do Fed, e Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional. Todos estão na disputa pelo cargo que ficará vago em maio de 2026.
O porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, afirmou que Trump continuará a escolher indivíduos competentes, mas ressaltou que qualquer discussão sobre pessoal fora do presidente é especulação.
Na quarta-feira, Trump anunciou que a lista de candidatos ao Fed foi reduzida a três: Scott Bessent, JD Vance e Howard Lutnick.
Dissidência de Waller: Na semana passada, Waller foi um dos dois membros do Fed a votar contra a decisão de manter a taxa de juros estável pela quinta vez consecutiva, preferindo uma redução de 0,25 ponto percentual. Essa decisão foi apoiada por sinais de fraqueza no mercado de trabalho, evidenciados por um relatório de emprego recente.
As opiniões de Waller contrastam com as de Powell e outros integrantes do Fed, que consideram o mercado de trabalho amplamente sólido e adotam uma abordagem de paciência nas taxas de juros.