HOME FEEDBACK

Rádio processa governo Trump por bloqueio de subsídios

A RFE/RL move ação judicial contra a USAGM após bloqueio de subsídios federais. A rádio argumenta que tal ação contraria as leis dos EUA e compromete a liberdade de imprensa.

A RFE/RL (Radio Free Europe/Radio Liberty) processou a USAGM (Agência dos Estados Unidos para Mídia Global) por bloquear o subsídio federal que apoiaria o veículo de comunicação.

A queixa foi registrada no Tribunal Distrital de Columbia e a RFE/RL alega que a negativa dos fundos infringe leis federais e a Constituição dos EUA.

O presidente e CEO da RFE/RL, Stephen Capus, declarou: “Este não é o momento de ceder terreno à propaganda e à censura dos adversários da América”.

A RFE/RL é financiada pelo governo dos EUA e foi fundada em 1949, inicialmente para transmitir a países do bloco socialista. Em 1976, se fundiu com a rádio Liberty, que atuava na União Soviética.

Atualmente, A RFE/RL opera em 27 idiomas e fornece notícias em 23 países da Europa Oriental, Ásia Central e Oriente Médio, incluindo Rússia e Ucrânia, dependendo de fundos do governo para suas operações.

Na última sexta-feira (14.mar), o ex-presidente Trump assinou o desmonte da USAGM e de outras 7 agências federais, afetando também a Voice of America.

Funcionários, incluindo jornalistas e produtores, receberam ordens para não entrar nas instalações de trabalho nem acessar sistemas internos.

Leia mais em poder360