Receita atrasa liberação de programa para declarar IR no celular ou online
Atraso na liberação do programa Meu Imposto de Renda gerou frustração entre contribuintes, que enfrentaram dificuldades de acesso. A Receita Federal ainda não esclareceu os motivos do problema até o momento.
A Receita Federal liberou com atraso o acesso ao programa Meu Imposto de Renda. O acesso, que deveria ser disponibilizado às 9h, só ocorreu às 10h, resultando em uma hora de erros para os usuários.
Apesar do atraso no programa, a declaração pré-preenchida estava disponível desde as 9h, incluindo dados sobre bens, doações e criptoativos em 2024. Em 17 de março, também foram liberadas informações do contribuinte enviadas por empregadores, imobiliárias e INSS.
No aplicativo, aparecia uma mensagem informando que o preenchimento da declaração de 2025 seria liberado em 1º de abril. No portal e-CAC, o erro informado era sobre a necessidade de atualizar a lista de declarações.
A situação gerou reclamações nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), com piadas sobre o atraso sendo associado ao Dia da Mentira.
O prazo para a declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Atrasos podem resultar em multas de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
A restituição será paga em cinco lotes, de maio a setembro, com o primeiro pagamento em 30 de maio. A prioridade de pagamento é dada pela data de envio da declaração.
A tabela de desconto do Imposto de Renda informa os contribuintes sobre obrigatoriedade e isenção do tributo.