Receita Federal já recebeu quase 1 milhão de declarações do Imposto de Renda 2025
Contribuintes têm até 30 de maio para enviar suas declarações, evitando multas e garantindo deduções importantes. A Receita Federal estima que 46,2 milhões de declarações sejam feitas até o fim do prazo.
A Receita Federal recebeu 957.884 declarações do Imposto de Renda 2025 até as 10h de terça-feira (18), segundo dia de prestação de contas. O prazo para envio termina às 23h59 de 30 de maio, com expectativa de 46,2 milhões de declarações neste ano.
Contribuintes que perderem o prazo pagarão multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
A declaração pré-preenchida, disponível desde as 9h de segunda-feira (17), garante prioridade na restituição, especialmente pelo Pix. Para baixar o PGD (Programa Gerador da Declaração), acesse o site da Receita.
Estimativas de declarações por estado:
- São Paulo: 14 milhões
- Minas Gerais: 4,5 milhões
- Rio de Janeiro: 4,1 milhões
Dedução por despesas médicas e outros pagamentos pode aumentar a restituição ou reduzir o imposto, especialmente no modelo completo.
A declaração pode ser feita pelo PGD, aplicativo, site Meu Imposto de Renda ou e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). O programa foi liberado em 13 de março; outras opções estarão disponíveis em 1º de abril.
A pré-preenchida terá dados completos a partir de 1º de abril. Para acessá-la, o contribuinte deve usar a senha do portal Gov.br e ter certificado prata ou ouro.
Quem não possui esse certificado pode importar dados da declaração anterior pelo mesmo computador. Informações sobre salários e gastos na área de saúde já estão disponíveis.
Documentos importantes para a declaração incluem:
- Recibos e notas de despesas médicas e de educação
- Comprovantes de compra e venda de veículos ou imóveis
- Informe de rendimentos da empresa
- Extratos bancários
A restituição será paga em cinco lotes, de maio a setembro, com o primeiro pagamento ocorrendo em 30 de maio.