Receita Federal já recebeu quase 1 milhão de declarações do Imposto de Renda 2025
Receita Federal já recebeu quase um milhão de declarações e alerta sobre prazos. Contribuintes têm até 30 de maio para enviar suas prest ações e evitar multas.
A Receita Federal registrou até as 10h desta terça-feira (18) um total de 957.884 declarações do Imposto de Renda 2025. Este é o segundo dia de prestação de contas.
O prazo para envio encerra-se às 23h59 de 30 de maio, e a Receita espera que cerca de 46,2 milhões de declarações sejam enviadas este ano.
Os contribuintes que perderem o prazo e forem obrigados a declarar estarão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
A partir das 9h desta segunda-feira (17), a declaração pré-preenchida está disponível, proporcionando prioridade na restituição, especialmente para quem escolher o pagamento via Pix.
Para baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD), os contribuintes devem acessar o site da Receita e clicar em "Baixar programa".
Estimativas indicam que, no Estado de São Paulo, serão contabilizadas 14 milhões de declarações. Em Minas Gerais, a previsão é de 4,5 milhões, e no Rio de Janeiro, aproximadamente 4,1 milhões.
Além disso, os contribuintes podem deduzir pagamentos feitos, aumentando a restituição ou reduzindo o imposto a pagar especificamente no modelo completo. Despesas médicas, incluindo gastos com planos de saúde, médicos, dentistas e hospitais, são alguns dos pagamentos que garantem essa dedução.