Receita Federal paga 4º e penúltimo do IR 2025; o que acontece com quem não recebe?
Quarto lote de restituição beneficia 1,9 milhão de contribuintes com pagamento de R$ 2,9 bilhões. Consultas sobre a situação da restituição podem ser feitas no site da Receita Federal.
Receita Federal libera nesta sexta-feira (29) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025.
O crédito bancário, totalizando R$ 2,917 bilhões, será destinado a 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a declaração até 15 de agosto. O pagamento será feito na conta informada ou via Pix, caso essa opção tenha sido escolhida com o CPF como chave.
A consulta para verificar se irá receber a restituição pode ser feita no site Consultar Restituição.
De acordo com André Cavalcanti, contador especialista, quem ainda não recebeu deve aguardar os próximos lotes para verificar a situação. É possível consultar imediatamente pelo eCAC.
Não é necessário se preocupar se a restituição não sair até o quarto lote, mas quem suspeita de problemas deve verificar no portal Meu Imposto de Renda.
Se houver divergências, é recomendado enviar uma declaração retificadora. Para pendências mais complexas, reunir documentos e aguardar intimação da Receita é a melhor estratégia.
Se não houver liberação, o crédito pode ser reagendado em até um ano pelo Banco do Brasil, acessando este link ou pelos números 4004-0001 ou 0800-729-0001.
A restituição deve ser solicitada pelo portal do eCAC caso não seja resgatada em um ano.
O calendário de restituição do IR compreende cinco lotes, pagos de maio a setembro, com o último programado para 30 de setembro. Contribuintes que não forem contemplados nos lotes devem corrigir as informações e enviar retificadoras.
Prioridades na restituição: Pessoas acima de 60 anos e aqueles que usaram a declaração pré-preenchida têm prioridade garantida.