Receita libera consulta a 4º lote de restituição do IR
A consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será liberada nesta sexta-feira, permitindo que quase 1,9 milhão de contribuintes verifiquem seus valores a serem reembolsados. Os pagamentos ocorrerão no dia 29 de agosto, com alternativas para aqueles que não receberem diretamente na conta informada.
A partir de 22 de agosto de 2025, a Receita Federal liberará a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para 1,9 milhão de pagadores de impostos.
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maioria dos valores vai para contribuintes sem prioridade, que declararam próximos ao final do prazo.
O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores. Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e Pix têm prioridade, mas a maioria das restituições para eles já foi paga nos 3 lotes anteriores.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O aplicativo da Receita Federal também está disponível.
O pagamento ocorrerá em 29 de agosto, na conta ou chave Pix informada na declaração. Se o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o e-CAC para verificar pendências.
Se a restituição não for depositada devido a uma conta desativada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome.
Caso não resgate após um ano, deve solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil.