Recepção calorosa de Trump a Putin preocupa ucranianos em meio à pouca esperança de paz
Ucranianos expressam preocupação com a normalização das relações entre Trump e Putin, temendo um impacto negativo em seus esforços por paz. Zelensky se prepara para sua visita a Washington com a esperança de obter garantias de segurança e apoio contra a agressão russa.
Decepção na Ucrânia: Após a cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, ucranianos expressam preocupação com a visita do presidente Volodimir Zelensky a Washington.
O deputado ucraniano Oleksandr Merezhko criticou a normalização das relações com Putin, afirmando que isso beneficiará a propaganda russa e legitimará os crimes de guerra.
A cúpula foi considerada uma "clara vitória" para Putin, que pode intensificar a violência na Ucrânia. A falta de progresso para a paz preocupa, com ambas as partes mantendo suas posições desde a invasão russa em 2022.
Merezhko constatou que a decisão de Trump de adiar novas sanções prejudica a Ucrânia e compromete as promessas sobre cessões territoriais. Ele alertou que a pressão conjunta de Trump e Putin poderia resultar em um acordo "inaceitável".
Embora exista hesitação quanto a ceder territórios, a maioria dos ucranianos rejeita essa ideia. Zelensky objetiva fortalecer suas posições em Washington e buscar mais sanções e garantias de segurança para a Ucrânia.
Alguns, como o programador Vitali, veem um potencial positivo nas intenções de Trump de promover a paz e o apoio contínuo da Europa à Ucrânia.