Recusa de Cook a deixar cargo no Fed reforça acusações de fraude, diz secretário de Comércio dos EUA
Secretário de Comércio acusa diretora do Fed de fraude hipotecária e pede sua saída imediata. Trump tenta demiti-la, mas Cook se recusa e promete continuar no cargo.
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, comentou em entrevista à CNBC sobre a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, alegando que sua recusa em deixar o cargo reforça a acusação de fraude hipotecária.
Na segunda-feira, Donald Trump anunciou em sua rede social Truth Social a demissão de Cook, com “efeito imediato” e alegando justa causa.
Lutnick afirmou: “Uma diretora do Fed comete fraude hipotecária... e diz: ‘Não vou a lugar nenhum’”. Ele pediu que Cook deixasse o cargo e ressaltou que, se confirmada a fraude, ela deveria ser presa.
Cook, por sua vez, declarou que não irá renunciar e continuará suas funções. Análises indicam que Trump pode não ter embasamento legal para a demissão, o que pode levar a uma disputa na Suprema Corte dos EUA.
Sobre o cenário de uma possível demissão do presidente do Fed, Jerome Powell, Lutnick considerou isso hipotético e enfatizou que o Departamento de Justiça tratará da situação.