Regime de Maduro prende opositor Juan Pablo Guanipa
O líder opositor Juan Pablo Guanipa é acusado de liderar uma suposta rede terrorista. A prisão acontece dias antes das críticas eleições estaduais no país, intensificando a tensão política na Venezuela.
Diosdado Cabello, ministro do Interior da Venezuela, anunciou a prisão do líder da oposição Juan Pablo Guanipa nesta sexta-feira (23).
Cabello vinculou Guanipa a uma suposta “rede terrorista” que atentaria contra as eleições estaduais deste domingo (25). Ele declarou: “Ele é um dos líderes desta rede terrorista”.
Durante um discurso na televisão estatal, foi informado sobre a apreensão de quatro celulares e um laptop, que conteriam detalhes do plano.
Guanipa foi vice-presidente da Assembleia em 2020 e colaborador da líder opositora María Corina Machado, que o chamava de “irmão”.
Além de Guanipa, Cabello também anunciou a prisão de outras pessoas, incluindo estrangeiros. Imagens mostraram Guanipa algemado e escoltado por policiais encapuzados.
Após sua prisão, uma mensagem foi postada na conta de Guanipa no X: “Se estão lendo isto, é porque fui sequestrado pelas forças do regime de Nicolás Maduro”. Ele também expressou incertezas sobre seu futuro, mas reafirmou a luta contra a ditadura.