HOME FEEDBACK

Regra para integrar aplicativo da CNH ao pedágio 'free flow' deve sair em abril, diz secretário

Novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito facilitará pagamento de pedágios para motoristas sem 'tag'. Concessionárias terão 180 dias para se adequar às novas regras após a publicação da portaria.

Secretaria Nacional de Trânsito publicará até o fim de abril uma portaria para facilitar o pagamento das tarifas de pedágio na modalidade free flow.

A nova tecnologia permite a cobrança sem a parada do usuário, utilizando pórticos com câmeras e sensores. Atualmente, motoristas sem 'tag' de cobrança precisam acessar o site da concessionária para efetuar o pagamento.

O novo texto regulará o uso do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) como uma alternativa para facilitar os pagamentos. O app direcionará os usuários para os canais das concessionárias.

  • Prazo de pagamento: 30 dias após a passagem pelos pontos de cobrança.
  • Multa por evasão de pedágio: R$195,23 após o período.

Com a nova regra, o usuário receberá um aviso de cobrança pelo app da CDT e será redirecionado para o site da empresa. As concessionárias terão 180 dias para se adequarem após a publicação.

O secretário Adrualdo Catão destacou que a tecnologia free flow é uma unanimidade no setor e que o desenvolvimento está em andamento com concessionárias e órgãos gestores de vários estados.

Levantamento indica que em São Paulo, ao menos 24 rodovias terão a tecnologia até 2030, com a Dutra recebendo novos pórticos ainda este ano.

O Rio de Janeiro foi o primeiro a implementar o free flow em 2023 na BR-101. A ANTT aprovou a substituição de praças de pedágio convencionais pelo sistema em novos contratos.

Regras foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, aumentando o prazo de pagamento de 15 para 30 dias e padronizando sinalizações rodoviárias. Concessionárias que não se conectarem ao app da CDT não poderão emitir multas por evasão.

Leia mais em o-globo
Rio