“Regulação de hoje, amanhã estará obsoleta”, diz Pompeo sobre IA e redes
Mike Pompeo defende regulação de IA e redes sociais com foco em restrições. Durante o 13º Fórum de Lisboa, ele enfatiza a importância de proteger os jovens e a necessidade de adaptação das normas frente às rápidas mudanças tecnológicas.
Mike Pompeo, ex-secretário de Estado no governo Trump, defendeu que a regulação de plataformas sociais e Inteligência Artificial (IA) deve focar em proibições em vez de permissões. Ele comentou: “Toda vez que a Europa diz que vai colocar barreiras digitais, eu só penso ‘boa sorte com isso’”.
Pompeo, que foi congressista de 2011 a 2017, criticou a rapidez com que as leis se tornam obsoletas e destacou que é possível estabelecer algumas restrições para proteger crianças. Ele participou do 13º Fórum de Lisboa, onde a ampliação da responsabilidade das big techs foi discutida, ao lado do ministro Gilmar Mendes do STF.
Durante o evento, Pompeo enfatizou que as melhores ideias sobre novas tecnologias virão da academia, pois os políticos muitas vezes não compreendem sua complexidade. Ele também ressaltou a importância de preparar a população para as disrupções tecnológicas.
Pompeo expressou otimismo sobre o futuro, afirmando que a tecnologia representa uma “enorme oportunidade”, e acredita que seu filho viverá em um mundo mais produtivo. O tema do fórum deste ano é: “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.