Rei Charles 3º participa de celebração de 80 anos do fim da 2ª Guerra
Celebrações pelos 80 anos do Dia da Vitória na Europa reúnem a família real e veteranos em evento marcante em Londres. O desfile militar e o sobrevoo aéreo destacam o apoio contínuo do Reino Unido à Ucrânia em meio a tensões atuais.
Rei Charles 3º, do Reino Unido, participou na segunda-feira (6) de um grande desfile militar em Londres, dando início às celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória na Europa. O evento, que se estenderá por quatro dias, marca a rendição incondicional da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (8 de maio de 1945).
O desfile começou às 12h locais (8h em Brasília), com as badaladas do Big Ben. O ator Timothy Spall leu trechos do discurso histórico de Winston Churchill, celebrando a vitória da Grande Nação Britânica.
Mais de 1.300 membros das Forças Armadas britânicas marcharam pelo centro da cidade, enquanto o rei Charles e a rainha Camilla observavam ao lado do príncipe William, Kate Middleton e do primeiro-ministro Keir Starmer.
Militares da Ucrânia também participaram, simbolizando o apoio do Reino Unido na guerra contra a Rússia. Starmer destacou em carta aberta a dedicação dos veteranos, ressaltando a importância do seu serviço.
As celebrações do Dia da Vitória em 1945 foram marcadas por grandes festanças, com a então princesa Elizabeth e sua irmã se juntando discretamente ao público. O desfile de segunda-feira culminou com um sobrevoo de aeronaves da Royal Air Force, assistido pela família real da varanda do Palácio de Buckingham.
Após o evento, a realeza está prevista para receber cerca de 50 veteranos e outros convidados para um chá no palácio.