Reino Unido anuncia retirada de diplomatas do Irã e Suíça fecha temporariamente embaixada em Teerã
Retirada de diplomatas britânicos ocorre em meio a intensificação de conflitos no Oriente Médio. Suíça e Austrália também fecham suas embaixadas temporariamente como medida de segurança.
Reino UnidoIrã devido a conflitos com Israel.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira e segue o fechamento temporário de embaixadas por outros aliados dos Estados Unidos, como Suíça e Austrália.
O Ministério das Relações Exteriores britânico afirmou: “Devido à atual situação de segurança, tomamos a medida de precaução de retirar temporariamente nosso pessoal britânico do Irã. Nossa embaixada continua funcionando à distância."
O ministério destacou que toma a proteção de seu pessoal e cidadãos britânicos "extremamente a sério" e desaconselhou qualquer viagem ao Irã.
Pouco antes, a Suíça também anunciou o fechamento “temporário” de sua embaixada, mas continuará representando os interesses dos Estados Unidos no Irã.
O Ministério das Relações Exteriores suíço informou que o pessoal expatriado está em segurança. Cinco membros já haviam deixado o Irã em 17 de junho, enquanto outros sete, incluindo a embaixadora Nadine Olivieri Lozano, deixaram recentemente por via terrestre e estão agora no Azerbaijão.