HOME FEEDBACK

Reino Unido e França anunciam acordo para combater imigração

Reino Unido e França firmam acordo de migração que visa deportar imigrantes sem documentos em troca de requerentes de asilo legítimos. Os líderes também fortaleceram laços em defesa e cooperação nuclear, destacando a urgência de apoio à Ucrânia.

Keir Starmer, primeiro-ministro britânico, e Emmanuel Macron, presidente francês, anunciaram controles migratórios mais rigorosos nesta quinta-feira (10).

O anúncio ocorreu durante uma visita de Estado, que incluiu acordos sobre defesa, cooper ação nuclear e apoio à Ucrânia em caso de cessar-fogo.

Macron concordou com um esquema de retorno de migrantes, permitindo que o Reino Unido deportasse pessoas sem documentos vindo da França, enquanto aceitaria um número igual de requerentes de asilo legítimos.

Starmer tenta lidar com altos níveis de imigração, especialmente de requerentes de asilo que chegam em pequenos barcos. Sua popularidade caiu desde a vitória eleitoral do ano passado, e ele enfrenta a ascensão do partido populista Reform UK.

Embora o acordo seja um passo, não está claro seu impacto. O governo destaca a necessidade de análise jurídica e total transparência, o que pode levar tempo.

Estimativas apontam para cerca de 50 retornos por semana, totalizando 2.600 por ano, um número pequeno em comparação com as 35.000 chegadas do ano passado. Em 2025, mais de 21.000 pessoas chegaram de pequenos barcos, um recorde para esta fase do ano.

Starmer mencionou ainda a repressão ao trabalho ilegal, afirmando que isso deve diminuir as oportunidades de emprego para migrantes.

Os líderes também concordaram em fortalecer a cooperação em defesa e apoiar a Ucrânia, pressionando a Rússia por negociações de paz. Além disso, ambos comprometeram-se a encomendar mais mísseis de cruzeiro e coordenar suas respectivas dissuasões nucleares.

Leia mais em valoreconomico