Reino Unido e França criam programa para combater imigração ilegal
Líderes do Reino Unido e da França firmam acordo que troca imigrantes ilegais por solicitantes de asilo. Iniciativa visa combater a imigração ilegal no canal da Mancha e estreitar laços entre os países.
Keir Starmer, primeiro-ministro britânico do Partido Trabalhista, e Emmanuel Macron, presidente francês do Renascimento, anunciaram um programa piloto de intercâmbio migratório em 10 de julho de 2025.
A iniciativa, baseada no princípio de “um por um”, visa combater a imigração ilegal no canal da Mancha. Durante a visita de Macron ao Reino Unido, o programa foi apresentado.
- O Reino Unido devolverá imigrantes que cruzarem o canal ilegalmente.
- Para cada imigrante enviado, a França transferirá um solicitante de asilo ao Reino Unido.
Starmer defendeu a cooperação internacional e afirmou que o plano vai “quebrar o modelo” de tráfico de pessoas. Macron concordou que a questão das embarcações irregulares é “essencial” e prometeu reforçar o controle.
Macron destacou que o acordo será assinado após verificações judiciais, incluindo com a União Europeia. Ele pontuou que o Brexit tornou as travessias ilegais mais atraentes, pois não há um acordo migratório com a UE.
Essa situação, segundo Macron, “cria um incentivo para atravessar o canal”.
O anúncio encerrou a visita de Estado de Macron, onde os líderes reafirmaram laços históricos e confirmaram a renovação dos Tratados de Lancaster House e a Declaração de Northwood para coordenação de dissuasão nuclear.