Reino Unido mantém taxa de juros em 4,50%
Banco da Inglaterra destaca incertezas econômicas globais e opta por manter taxa de juros em 4,50%. O comitê monitora de perto a evolução das economias enquanto ajusta suas previsões de inflação e crescimento.
Banco da Inglaterra manteve a taxa de juros em 4,50% nesta 5ª feira (20.mar.2025) em meio a incertezas econômicas.
O Comitê de Política Monetária votou por 8 a 1 para manter os juros. Apenas Swati Dhingra votou a favor de um corte de 0,25 ponto percentual.
O presidente Andrew Bailey comentou sobre a insegurança econômica e afirmou que a taxa pode seguir uma trajetória gradualmente decrescente, mas sem garantias para as próximas reuniões.
Ainda segundo o comitê, espera-se que as pressões inflacionárias diminuam, mas não há presunções de um caminho predefinido para a política monetária.
Economistas prevêm que o Banco da Inglaterra mantenha a taxa de juros, com possíveis cortes em maio, agosto e novembro.
O comitê reiterou uma “abordagem gradual e cuidadosa” para novos cortes na taxa. A insegurança comercial aumentou após os EUA anunciar tarifas que provocaram retaliações internacionais.
Na 4ª feira (19.mar), o Fed também manteve os juros, mas cortou suas previsões de crescimento dos EUA.
Internamente, um iminente aumento de impostos no Reino Unido pode impactar os preços no setor de serviços, e pesquisas indicam fraqueza nas intenções de contratação.
O Banco da Inglaterra revisou sua previsão do pico da inflação para 3,75% no 3º trimestre e aumentou a expectativa de crescimento econômico para 0,25% nos primeiros três meses de 2025.