HOME FEEDBACK

Reino Unido vai colaborar com Jordânia para enviar ajuda humanitária aérea a Gaza

Reino Unido se une a França e Alemanha para fornecer ajuda humanitária a Gaza e discutir soluções de paz. Líderes destacam a necessidade de um cessar-fogo e abordam situações na Ucrânia e no Irã.

Reino Unido trabalha com Jordânia para transporte aéreo de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e evacuação de crianças com cuidados médicos urgentes, anunciou o primeiro-ministro Keir Starmer.

O anúncio foi feito após conversas com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Friedrich Merz, membros do grupo E3. Eles destacaram a necessidade de um cessar-fogo imediato.

Os líderes se comprometeram a transformar a trégua em uma paz duradoura e buscarem uma solução de dois Estados. Envolverão novos aliados posteriormente, segundo comunicado de Downing Street.

Na mesma conversa, discutiram sobre a guerra na Ucrânia, enfatizando a pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin e o apoio militar a Kiev.

Sobre o programa nuclear do Irã, concordaram que, se houver falta de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), as sanções serão restabelecidas no final de agosto.

Essa comunicação trilateral surgiu após um comunicado do grupo E3 pedindo um cessar-fogo em Gaza e a suspensão das restrições à ajuda humanitária. A declaração também reiterou a rejeição a anexação palestina.

Starmer, no entanto, afirmou que o Reino Unido não reconhecerá o Estado palestino, em contraste com a França, que planeja fazê-lo em setembro na Assembleia Geral da ONU.

Mais de 200 parlamentares britânicos solicitaram a Starmer que reconheça a Palestina durante uma conferência da ONU na próxima semana em Nova York, mas o líder trabalhista vê isso como parte de um plano de paz mais amplo.

Leia mais em exame