HOME FEEDBACK

Reitor da PUC-Rio que previu escolha de papa diz que Francisco deu sinais

Reitor da PUC-Rio previu a escolha do cardeal Robert Prevost como papa Leão 14 com base em sinais de sua ascensão na Igreja. A decisão foi compartilhada em um evento recente, onde Pedroso destacou o perfil espiritual e distante de polêmicas do novo papa.

Reitor da PUC-Rio prevê escolha de novo papa

O reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antônio Pedroso, previu a escolha do cardeal Robert Prevost, 69, como sucessor de Francisco semanas antes do conclave. Prevost não estava entre os favoritos naquela ocasião.

A elevação de Prevost a cardeal-bispo da Diocese Suburbicária de Albano, em fevereiro, e sua nomeação como prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro foram fatores importantes para a previsão.

Segundo Pedroso, "os cardeais-bispos são escolhidos diretamente pelo papa e têm grandes responsabilidades". Ele ressaltou a importância de sua proximidade com o papa.

A previsão foi compartilhada pelo advogado Ronaldo Lemos no WebSummit, onde destacou que Prevost não figurava nas principais listas de apostas. Lemos afirmou que Pedroso viu em Prevost um perfil sem polêmicas e espiritual.

Pedroso e o novo papa estiveram juntos na Sexta-Feira Santa no Vaticano, discutindo o Congresso das Universidades Íbero-Americanas, que acontecerá em maio na PUC-Rio. Ele frisou que Prevost é um apoiador do congresso e tem preocupação com a democracia na América Latina.

A Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), criada em 2016, se inspirou na Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco, relacionada à crise climática. A PUC-Rio foi escolhida como sede do encontro em função da COP-30 que ocorrerá em Belém.

Leia mais em folha