Relação do governo Lula com Congresso está muito ruim, diz Noronha, da Arko Advice
Analista destaca crescente tensão entre Executivo e Legislativo após derrubada do aumento do IOF. Noronha aponta que a falta de articulação política e acordos não cumpridos agravam a relação entre os dois poderes.
Clima ruim entre Executivo e Legislativo, avalia Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice.
Nesta quarta-feira, o governo sofreu derrota ao ter derrubado o aumento do IOF. Noronha observa que, desde o início do mandato de Lula, há preocupações sobre sua distratação política.
O analista considera que o cenário eleitoral para 2026 está se antecipando. Ele destaca que o governo Lula se mostra com uma imagem negativa no Congresso, o que irritou o presidente da Câmara, Hugo Motta.
Noronha critica as negociações de líderes do governo, que parecem desconectadas do Executivo e resultam em acordos não cumpridos.
Com a recente derrubada de vetos sobre o aproveitamento de potencial energético offshore, aponta-se que o custo da energia para o consumidor pode aumentar. Noronha ressalta que o governo culpou o Congresso pelos vetos, apesar de um acordo prévio serem mencionados.
Além disso, Noronha afirma que emendas parlamentares tornam-se um ponto sensível, com políticas consideradas ameaçadoras para o Congresso. Ele acredita que, se o governo judicializar a derrubada do IOF, a relação com o Legislativo se tensionará ainda mais.
Noronha não descarta novas cobranças de insatisfação do Congresso ao governo em relação à medida provisória 1303/25, que propõe aumento na arrecadação.