Relator do Orçamento mantém previsão de votar projeto nesta semana
Senador Ângelo Coronel mantém expectativa de votar PLOA ainda esta semana, mas admite possibilidade de adiamento para abril. Discussões sobre composição das comissões e viagem de líderes ao Japão podem influenciar o cronograma.
Relator do PLOA, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), informou ao GLOBO que espera votar a proposta de orçamento anual ainda esta semana.
A apresentação do relatório está prevista para segunda-feira à noite ou terça-feira de manhã, visando a votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na quinta-feira.
Se não houver acordo, a votação final poderá ser adiada para a semana do 31 de março devido à viagem dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, ao Japão, entre os dias 24 e 27 de março.
Nos corredores do Congresso, há rumores de que a votação pode ser adiada para abril por conta da ausência dos líderes e da pendência do relatório de Coronel. No entanto, o senador afirmou que “não tem nada certo” e que a previsão de votação permanece.
Ele planeja protocolar o relatório com um acordo prévio para acelerar o processo. Além disso, a definição dos comandos das comissões pode atrasar a votação, já que as verbas detalhadas no orçamento costumam ser discutidas em conjunto.
Hugo Motta deseja finalizar a composição das comissões na terça-feira, com instalação na quarta-feira. Se o parecer for publicado nesse dia, haverá tempo para a votação na CMO na quinta.
Enquanto isso, o senador está de plantão em seu gabinete, revisando o projeto, que inclui um remanejamento de R$ 40 bilhões no orçamento, com aumentos em despesas previdenciárias e ajustes no Bolsa Família.
Coronel minimizou o impacto de um possível atraso, destacando que a previsão de gastos mensais já está em andamento e que servidores públicos receberão aumentos retroativos.