Representação do Brasil no Parlasul seguirá alternância para cargos-chave
A representação brasileira no Parlasul reafirma a alternância de cargos entre senadores e deputados em suas colegiações. A eleição para a renovação dos integrantes está agendada para 21 de maio, com Russomanno como candidato à presidência.
Representação Brasileira no Parlasul confirmou que a regra de alternância entre senadores e deputados para cargos-chave será mantida.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside atualmente a representação. A reunião para discutir o assunto ocorreu em 6 de maio.
- Participantes da reunião:
- Humberto Costa (PT-PE) - 1º vice-presidente
- Celso Russomanno (Republicanos-SP) - 2º vice-presidente
- Arlindo Chinaglia (PT-SP) - vice-presidente pelo Brasil no Parlasul
A eleição para renovação dos integrantes está agendada para 21 de maio. Russomanno pretende se candidatar à presidência.
Humberto Costa irá concorrer à Mesa Diretora do Parlasul. Em abril, a alternância foi questionada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante sessão do Congresso de 18 de dezembro de 2024.
Pela regra, o próximo presidente deverá ser da Câmara, mas Chinaglia foi eleito presidente da representação em dezembro de 2024.
Davi Alcolumbre reafirmou que a alternância entre as Casas é uma regra consolidada. O princípio deve ser observado, inviabilizando a posse de Chinaglia como presidente.
Chinaglia já protocolou um recurso contra a decisão e busca um acordo político.
Informações da Agência Senado.